A preferida

A preferida
DAMA DE VERMELHO

sábado, 28 de agosto de 2010

TIVE DÓ....


Acordei-me em plena madrugada, amanhecendo o sábado. Perdi o sono.
Uma vez em vigília, coloquei-me a refletir. Lá se vão pensamentos mil e lá se vai a memória de tantos anos atrás. Eu nem recordava mais o sentimento de humilhação, quando vim a me lembrar nesta madrugada fria e cinzenta, à espera do dia amanhecer...
Dia destes, imaginei como pode uma mulher já um tanto madura se sentir perante humilhações camufladas , manifestas ou feitas de forma indireta.
Penso que os Doutores da vida, às vezes , se enganam muito quando emitem palavras e frases, na certeza/ incerteza, talvez, de que a maturidade levou a inteligência. São doutores , mas não estudaram as peculiaridades do ser humano. Será?
Presenciei de perto tal fato. Quis ter pena de mim, mas usando o meu intelecto e os meus conhecimentos de Psicologia, vi que pena deveria sentir desta pessoa.
Havia uma triste ilusão quando proferia palavras a uma distinta senhora dotada de intelectualidade, perceptiva e perspicaz. Neste momento tentei fazer um Diagnóstico diferencial e inicial. Existiam fortes indícios de que o sentimento de pena destinava-se a este indivíduo mesmo. Estava bem empregado (EXPRESSÃO QUE FOI MUITO USADA POR MEU PAI, ESCRITOR E ADVOGADO NILO PEREIRA.)
Em outras situações experimentei a necessidade de alguns em dirigirem palavras que se destinavam à humilhação, nivelando a distinta senhora sempre por baixo. Que horror tantas maldosas frases em gente de "alto" escalão!
Desta feita, não tive só pena, tive dó. A senhora era tão culta quanto à pessoa. Só sendo um indivíduo desprovido de avaliação de valores, para pensar desta maneira ...
Recuei- me e ,cá com os meus botões, deixei de pensar em cultura, em formaturas e em diplomas. Imaginei o homem lembrando de que é humano. Invoquei a Deus e concluí: não dá pra fazer comparações. Perante Deus, somos iguais.
E mais uma vez lembrei do meu pai , dizendo. "O homem esquece que Deus o espreita."
Para que tantas afrontas?

(*) A crônica da madrugada foge do conteúdo de outras já por mim feitas. Leva a uma reflexão. Mais esperta, abordei tema importante. Assim , acho eu. E vocês, leitores queridos? leiam e comentem no blog. A autora aprecia.

Um comentário:

  1. Reflexão mesmo, tia!
    Boa!
    é verdade, só temos q ter pena mesmo dessas pessoas que "se acham".
    Beijos,
    Nata

    ResponderExcluir