A preferida

A preferida
DAMA DE VERMELHO

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

OSCAR WILDE E SUA SENSUALIDADE ESTÉTICA...


Lembro-me ,hoje, dos meus tempos de Faculdade,estudante de Psicologia, quando recebi a tarefa de fazer uma análise da personalidade de Oscar Wilde,através da leitura do seu livro: O Retrato de Dorian Gray.
O livro me fascinou desde as primeiras páginas. Fui aos céus de tanto contentamento.
Li o livro em páginas de ouro, pertencente ao meu pai , escritor Nilo Pereira.
Não poderia ser diferente. A atração pela obra tinha uma razão de ser.
Com toda a minha imparcialidade, não pude deixar de lado a minha identificação com o autor no que diz respeito aos seus traços marcantes de narcisismo e, principalmente, de sensualidade estética.
Afora o seu lado homossexual, não identificável com a minha pessoa, traço este que revolucionou as pessoas de sua época, o escritor e pensador Oscar Wilde viveu um tempo que não parecia ser o seu. Muito avançado para a sua época, nos deixou um legado literário que, provavelmente, agradou a gregos e a troianos...
No trabalho, dei ênfase ao seu lado de sensualidade estética, encontrado nos indivíduos que cultivam uma grande necessidade de viver no requinte e de olhar o que é belo.
O livro é uma obra prima.
Oscar Wilde era tão, somente, esteticamente sensual que leiam bem o que ele disse num quarto, um tanto desgastadas as paredes, estando ele muito próximo da morte:
" Este papel de parede
Ou ele se vai
Ou eu me vou."

Tenho eu mais o que acrescentar sobre a sensualidade de Oscar Wilde?

(*) a crônica é uma chamada ao conhecimento mais aprofundado do escritor Oscar Wilde. Leiam e comentem no blog. É sempre bom para a autora.

Um comentário:

  1. Amiga,

    Lembro dos bons tempo da Universidade. Os corredores de Curso de Psicologia. Já se foram longos anos que nos deixaram introjetados princípios da nossa profissão.

    Analisar Oscar Wilde, com certeza, foi um grande passo para iniciar as Técnicas Psicoterápicas.

    Hoje, coincidentemente, li uma linda frase de Oscar Wilde.

    "Recordar é viver"

    Bjosss

    Rosário

    ResponderExcluir