A preferida

A preferida
DAMA DE VERMELHO

domingo, 17 de outubro de 2010

DE FALAR E DE CALAR....


Como disse o poeta Rainer Maria Rilke," a alma do outro é uma floresta escura."
Tenho refletido sobre a incomunicabilidade humana. Há sempre um receio diante do desejo e, até do fascínio. Há um medo de causarmos mal entendidos, além de mágoas que podem acontecer imotivadamente.
Gosto muito de me comunicar. Procuro construir pontes. Não desejo ser uma pessoa isolada, embora , muitas vezes, surjam, no meu caminho , paredes que se tornam empercilhos na minha socialização.
Não, não é fácil a comunicabilidade entre os homens. Às vezes, somos de uma timidez aguçada, somos arrogantes, guardamos rancores ou somos muito inseguros.
Nas minhas observações, tenho concluído que , para começo de conversa, olho , inicialmente, o outro com suspeita. Não tenho uma certeza de que sou bem entendida, posto que tenho produzido incompreensões que me dão medo e tristezas.
Tenho a impressão, quase verdadeira, que todos nós guardamos um pouco de mistério e de privacidade. Assim sendo, não nos tornamos tão transparentes quanto necessário.
Na melhor das hipóteses, não será um erro admitir que a incomunicabilidade humana existe. Isso se explicaria pela falta de total conhecimento de nós mesmos, pior dos outros. Sentimo-nos infelizes e tristes, sem sabermos exatamente o porquê. Isso, muitas vezes.
É preciso um equilíbrio. Mesmo assim, nem sempre a comunicação flui.
Tenho medo e medos. Quantas vezes esqueci que cada indivíduo é um indivíduo e acabei caindo em atoleiros de incompreensões.
Estou introspectiva. Sinto que necessito usar bem o silêncio e a palavra. E que Deus me acompanhe. Não quero ser vítima e nem quero atingir o outro , involuntariamente.
Quero ter a dádiva de um dia saber como me comunicar bem: no trabalho, no casamento , enfim, nas minhas relações interpessoais.
Que a minha rotina e o meu mistério sejam entendidos, totalmente, através de minhas palavras e dos meus silêncios.
Que não tenhamos medos de falar e de calar.
Eu diria, acrescentando a frase do grande poeta, que a alma do outro é uma floresta escura e INDEVASSÁVEL!!!


(*) a crônica sai pensada . LEIAM E COMENTEM NO BLOG. Fico feliz

2 comentários:

  1. oi Li gostei demais,vc é fera mesmo disse tudo o que nós que não temos essa facilidade de escrever ou seja, este dom que Deus te deu, disse tudoooo sobre incomunicabiliade!!!!beijos Ita

    ResponderExcluir
  2. Ita: obrigada pelo comentário.

    Tenho que admitir que até eu gostei!!!!

    Nem sei como produzi algo tão bom.....

    beijos mil

    Eliana

    ResponderExcluir