A preferida

A preferida
DAMA DE VERMELHO

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

A MELHOR ESCOLHA


lembro-me que nos bancos da Faculdade, onde cursava Psicologia, aprendi muitas definições que a vida não tinha me ensinado.
Voltando a esses conhecimentos, sabemos que , no sentido popular, sempre ouvíamos assim: Fulano tem personalidade, Beltrano não tem.
Já se vão muitos anos em que tomei ciência de que , cientificamente, Personalidade todos nós temos. É o que o indivíduo é.
E, aí, o que é Persona? É a maneira como o indivíduo se apresenta. Persona e personalidade podem coincidir ou não.
Tenho saudades destes velhos tempos. Muito jovem, me empolgava com o que aprendia. Psiquiatria , na teoria, era a minha cadeira predileta. Na prática, foi um desastre.
Fui fazer um estágio no antigo Hospital Pedro Segundo, no Pavilhão de Psiquiatria, e lá fiquei assustadíssima. Mulheres, com ares de loucas, me agarravam com força e eu me tremia toda.
Não terminei o estágio. Vi que não dava para lidar com psicóticos. Foi tudo muito traumático.
Na verdade, achava eu, na minha inocente juventude, que, trabalhando com Psiquiatria, seria um pouco médica. Ilusão de quem não tinha experimentado a vida.
Falei aqui no meu blog, que a minha Profissão seria o Direito. A Psicologia enfrentaria com ética e responsabilidade, neutra e atuando com consideração positiva incondicional, como fiz por muito tempo. Foi um trabalho gratificante.
Na verdade , sinto, hoje, que os conhecimentos adquiridos nesta minha Formação foram muito enriquecedores, mas não a minha área de trabalho. Ajudo sempre a quem me procura, fazendo Aconselhamento. Não em Consultórios..
Outro aspecto que, ainda, não deixei transparecer é que a Medicina é, para mim, a Profissão número um, desde que o Profissional dessa área tenha humanidade, vocação e amor ao que faz.
Torci para ter uma filha médica. Quase cheguei a induzi-la. Que erro, este meu!
Ainda bem que, tendo ela certeza do que queria e sendo muito decidida, fez o Curso de Direito.
Hoje vejo tudo com outros olhos. Agradeço a Deus por ela ter enveredado na Advocacia. Sem vocação para ser médica, seria terrível.
Mas, posso me orgulhar de ter, como esposo, um médico humano, responsável e competente. Quando casei com ele , fiz a melhor escolha da minha vida.
Comentem aqui no meu blog, se acharem oportuno. A autora gosta muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário