A preferida

A preferida
DAMA DE VERMELHO

domingo, 18 de julho de 2010

"PARA VIAJAR É PRECISO EXISTIR"


Eita que a vida é complicada, complexa , difícil de ser definida e impossível, quase, de se prever o futuro.
Estes dias andei fazendo umas viagens em torno do meu quarto , talvez a maior viagem que podemos fazer em vida. De ollhos fechados, vislumbramos, ainda mais ,os sonhos, as realidades, as mentiras, as máscaras que, porventura usemos, os falsos , os ingratos, os prepotentes e as realizações possíveis. Não precisamos de corre corre e nem de tirar fotos para mostrarmos nossas alegrias verdadeiras, ou não.

Sabemos que, ás vezes ,em viagens distantes, sorrimos para não parecermos tristes. Que ilusão de prazer mostrarmos a face alegre, enquanto as lágrimas correm pelo coração. Valha-me Deus!!NÃO QUERIA ESTAR NESTE NAVIO.
Nas nossas viagens , em torno do quarto, tiramos conclusões e aprendemos a caminhar melhor. Às vezes sofremos, mas, por vezes, aprendemos a enfrentar as fatalidades com mais forças e menos dissabor.
Compreendam que o que digo não é regra geral.
Mas, Não é preciso ir longe, viajar por mares, para sentirmos os maiores prazeres, ou sim, as maiores depressões. Estas grandes viagens também podem nos levar a reflexões e a saudades exacerbadas. Ai de quem dessas tristezas não partam para às ações. Irremediavelmente, cairíamos em depressões que fariam de nós viajantes, assim acometidos, livres de qualquer prazer esperado.
Falo como psicóloga, ou não, por experiências, algumas próprias e outras contadas.
É preciso estar preparada para saber agir, gostar de viagens e ter já esquecido uma possível dor. Viajar como solução é buscar problemas. Falo de cátedra e com vivência de muitos anos.
Mas, voltemos a minha viagem em torno do meu quarto. Se foi sofrida? um pouco. Se foi prazeroza? Também. Estava amarrada ao quarto e comecei a refletir sobre a roda gigante da vida. Hoje em posição inferior, sentada , tal e tal. Amanhã , quem sabe , no patamar superior da roda giratória. Não é assim, muitas vezes, a vida?
Lembrei-me do meu pai , quando dizia: "o melhor lugar do mundo é a casa da gente."
E por que não posso concordar com ele, mesmo numa situação inusitada?
Quem haverá de discordar do poeta Fernando Pessoa, quando disse:
"PARA VIAJAR É PRECISO EXISTIR"
(*) a crônica sai hoje , seguindo o meu tom. Leiam e comentem. Agora peço que, se puderem, no próprio blog. Tão bom socializar, leitores queridíssimos!!!

Um comentário:

  1. Leitores,

    Já ouviram falar que o autor também comenta?
    Eu diria que o texto saiu dentro do meu estilo, no mesmo tom, elaborada e que dei a ele o conceito, que eu acho , merecia. Só não digo porque é demais.....Beijos!!!!!

    Eliana

    ResponderExcluir