A preferida

A preferida
DAMA DE VERMELHO

domingo, 28 de fevereiro de 2010

COM A MINHA HOMENAGEM A LYA LUFT


Nas caladas da noite, sozinha, um tanto preocupada, esposo dormindo, a solidão e o silêncio faziam morada, a ponto de me fazerem alucinar, de forma auditiva, um eco, obviamente imaginário.
Mas, já disse e reitero a minha admiração pela grande escritora Lya Luft. Identifico-me com o seu estilo, aprendo muito com ela e sou a sua leitora assídua.
Foi nesse solitário momento noturno, ontem, que mais uma vez procurei ler a sua crônica quase sempre publicada na Revista Veja: Alegres e ignorantes.
Excelente texto, dando ela ao conteúdo a sua marca pessoal, abordando um problema trivialmente encontrado. Fala do bom humor, cita Érico Veríssimo e comenta o seu entendimento sobre a frase deste grande escritor: "Há momentos em que o humor é até mais importante do que o amor."
A crônica de Lya Luft se estende sobre assuntos interligados. Fala da ignorância de que é dotada mais de 30 por cento da nossa elite, com uma desinformação avassaladora.
É preciso ser informado e atento, diz Lya Luft. Como haveremos de discordar de tamanha realidade que faz parte do próprio homem?
A Revista Veja, que traz matérias da atualidade e da qual deveremos ser leitores semanais, está à venda. Para quem não tem o hábito de se informar, de se atualizar, de conhecer grandes escritores, através de crônicas, não deixe de comprá-la ou de ler, até mesmo, a do seu vizinho.
Lya Luft dá um show de inteligência e de cultura.
Fiquei refletindo sobre frase sua: "Ódio, indignação fácil, rancores e inveja- e nossa natureza predadora- promovem mediocridade e atos cruéis." Grande verdade. Aí concordo em gênero, número e grau.
Como ela passo por fase inquietantes e daí o meu lado preocupante manifesto nas minhas crônicas. Mas, também, sou mais bom humor do que melancolia.
Com a minha admiração pela ilustre escritora Lya Luft, os meus mais sinceros Parabéns por seus depoimentos, pensamentos, sentimentos e grande inteligência de que é dotada.

(*) A crônica reflete o meu pensamento sobre Lya Luft. Para quem não a conhece, procure ler os seus textos. Talvez, como eu, passe a ser sua seguidora e admiradora. Leiam e comentem no blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário