A preferida

A preferida
DAMA DE VERMELHO

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

COLOMBINAS DA SAUDADE


O tema é atual. Se é tempo de carnaval é tempo de foliões e o melhor é entrar na onda com garra e muita energia, Haja alegria. Isto é bom, é ótimo.
Desde os tempos de criança ouço falar do período momesco e, assim, acompanho as mudanças contadas ou vivenciadas.
Mamãe nos falava dos seus tempos. Do colorido das fantasias, dos confetes, das serpentinas e das lança-perfumes, sem os chamados porres.
Devia ser mesmo muito lindo, romântico e sem violências.
Ainda peguei a época dos corsos, Aí já estavam havendo mudanças. Saíamos de caminhão, célebre caminhão, usávamos as bisnagas de água e nos divertíamos a valer.. Mesmo assim, já existiam maldades como sermos atingidos nos olhos com substâncias nocivas, capazes até de cegarem.
Ainda frequentamos os clubes sociais. Usávamos, por vezes, fantasias e nos deslumbrávamos com o colorido das Colombinas. Sempre amei as colombinas e era esta a minha fantasia de escolha.
Quantas vezes fui colombina com pierrô e tudo.
Agora são as prévias carnavalescas, seguidas do Galo da Madrugada, que já ficou famoso e ganhou espaço.
Há o carnaval de Olinda, o Recife Antigo e o carnaval dos papangus em Bezerros.
Admiro os foliões, posto que respeito, sociologicamente, a alegria coletiva, desde que não ultrapasse os limites.
Mas, cá com os meus botões, fico a apreciar as Escolas de Samba, torço pela Mangueira e, nesse período, ainda aproveito o mar.
Esta é a alegria do meu carnaval!
Cada um faz a festa a sua maneira e se diverte ao seu modo.
Ficaram na minha memória as Colombinas da Saudade, com prêmios para nosso grupo, no Baile da Saudade, categoria luxo. Isso já me basta...


Leiam e comentem no próprio blog.

2 comentários:

  1. Eliana: que tanta inspiração e intelecto dignos de registro. Parabéns, grande amiga!!
    Márcia- UPE

    ResponderExcluir