A preferida

A preferida
DAMA DE VERMELHO

domingo, 27 de junho de 2010

CICATRIZ E CICATRIZES.....


Acordei hoje muito mais cedo do que desejara. Virei e revirei na cama, tentando conciliar o sono e não consegui. Mais uma vez, senti que os pensamentos falam muito mais alto do que o corpo, que padece de necessidade de descanso.
Abri o meu coração para não deixar me acostumar com o que não devia. Abri não só as cortinas da casa , como as janelas, para ver o mundo lá fora. A gente vai, às vezes, se adaptando a um encimesmamento e a um fechamento no relacionamento com o exterior, que não devia. Disso entende muito bem Marina Colasanti.
Lembrei-me, neste momento de um texto que recebi,muito recentemente, via on line, mais essencialmente por e-mail. Tratava-se de mensagem enlatada, como denomina figura minha parental de primeiro grau, mas que deixa sempre um quê de aprendizagem, principalmente enviados por pessoas cultas, que sabem selecioná-los.
O texto trata de um tema importante: CICATRIZ. Aborda a história de um garoto que trazia no rosto uma cicatriz muito feia e que provocava repúdio dos seus colegas. Na verdade, esta cicatriz era a prova de um amor fraternal muito grande, que ele adquirira quando salvou uma irmâ sua, pequenina, de uma situação de incêndio. Era a marca da fraternidade, onde o sangue fala muito alto e o amor explode, independente do que possa acontecer. A história é linda, em sua essência e no seu chamamento â solidarieadade e à união. Comove e deixa reflexões. Isso é necessário como tomada de consciência, também. Quem ousará retrucar?
Num segundo momento, aborda a cicatriz emocional, talvez, a pior das piores. Aquela que advém de um grande sofrimento ou passagem de vida dolorosa, cuja ferida se fecha, mas deixa uma marca eterna ou quase. Difícil se livrar de algo muito marcante, no sofrimento. Esta acompanhará o indivíduo por toda a vida, provavelmente.
Se fosse escrever sobre esse tema , esmiuçaria mais, posto que vítima, das cicatrizes que pessoas assimilam por verem apenas o unilateral da história. Esquecem os bons sentimentos, o lado bom do outro, o que foi e o que não foi, alimentam rusgas e se pegam , formando uma ferida e uma cicatriz que não deixam ir embora , sem o perdão e sem uma busca de explicações que. por vezes ocultas aos seus olhos, passa a ser visto como ruim.
Essa cicatriz não experimentei, ainda, pois desprovida de rancores, perdoo e esqueço rápido. Sinto que nunca poderia ser um mal de caso pensado, a ponto de me deixar magoada.
Falaria, também, da pior cicatriz. Aquela que, quase superada,ou quase indelével, pois também existem dessas, abre-se, novamente como uma ferida mais aprofundada e mais sofrida.
Rezemos por uma mãe, que eu conheço, e que, neste momento, padece com o seu filho de 24 anos de uma ferida, pode-se dizer quase superada. A cicatriz voltou a ser ferida. Meu Deus, que horror!!
O otimismo e a esperança , a oração e os pedidos a Nossa Senhora, juntos na mesma fé, deixará que vire cicatriz, como já foi...
O texto que eu li foi bom, mas me suscitou essas abordagens reais, mais concretamente. Como vocês veem, meus leitores, fui a fundo e que fundo cruel e sofrível.
Mas, passemos a outras situações. O São João passou , como haveria de passar. Que venham outros, cada vez melhores.
A vida é assim: complexa. Só Deus e Nossa Senhora são a nossa Proteção.
Amemos uns aos outros como a nós mesmos. Assim, poderemos evitar cicatrizes emocionais. Concordam?
Também sinto o desprezo dos que parecem nem se incomodarem em me dar uma palavra de apoio e de reconhecimento.Fingem não verem ou sentirem o meu dom ou sei lá o que.... A todos, o meu perdão, a minha solidariedade, a minha palavra na hora certa, o reconhecimento de que nunca dei às costas...

(*) A crônica foi escrita rapidamente, como quase todas. As palavras fluem e eu não travo. A espontaneidade, que não fere, é muito importante, no meu entender. Leiam e comentem no blog. Não deixem para amanhã o que pode ser feito hoje...

2 comentários:

  1. AMIGA ELIANA,

    CRÔNICA SINTÉTICA, PORÉM BEM COMENTADA, SOBRE O LINDO TEXTO.

    CICRATIZES, O TEXTO, REFLETE O AMOR EM SUA PLENITUDE.

    BJOSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

    ROSÁRIO

    ResponderExcluir
  2. ELIANA,

    Nunca vi um artigo tão lindo, mostrando o que são Cicatrizes , não só físicas como emocionais. Você vai mais longe, quando mostra a cicatriz voltando ao estágio embrionário mais doloroso
    PARABÉNS!
    beijoss Vera

    ResponderExcluir