A preferida

A preferida
DAMA DE VERMELHO

sábado, 3 de outubro de 2009

A PSICOLOGIA E SUA IMPORTÂNCIA


Já tentei entender as pessoas, usando , inclusive, a minha profissão de psicóloga que me dá, no mínimo que seja, essa capacidade de sentir com o outro, como dizia Carl Rogers.
De forma abrangente, esse entendimento se torna um tanto impossível, quando sabemos que é preciso estudar o indivíduo enquanto indivíduo.
O eu coletivo é uma realidade, mas fico na minha especialidade de estudar este eu em cada indivíduo.
Difícil compreender o ser humano, resultado de uma infância vivenciada, indo buscar no seu passado o porquê de tantas atitudes., sensações e percepções.
A Psicanálise, de Sigmund Freud, é tudo o que há de mais profundo. Procuro mesclar, no entanto, Psicanálise e Teoria Rogeriana, deixando, muitas vezes, de rebuscar problemas adormecidos que melhor será não acordá-los.
A Psicologia é linda na teoria e na prática, quando bem conduzida.
Se tivesse que usar os meus conhecimentos psicanalíticos e rogerianos, diria que as pessoas , na sua complexidade, podem, entretanto, ser entendidas quando submetidas a terapias adequadas.
Não falo, aqui, como terapeuta, mas louvo essa minha profissão que me dá uma capacidade maior para amenizar as minhas dores sofridas de pequenos que se acham grandes.
Como psicóloga, aprendi muito. Tenho um auto conhecimento e faço uma auto- análise que me levam a compreender melhor o outro e , se não conduzi-lo, me conduzir com sentimentos e atitudes que me garantem um eu mais consciente e mais feliz.
É preciso conviver com A VOZ DO INCONSCIENTE, QUE É BAIXINHA, MAS É MUITO INSISTENTE...

4 comentários:

  1. Eliana: muito boa sua crônica. Não é em vão que voce é psicóloga e muito estudiosa.Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Hoje faço um comentário a minha própria crônica. Ela reflete estudos e mais estudos. O que não está explícito, ficou guardado no baú da memória. Sou e fui uma estudante das melhores. Não seria necessário,aqui, dizer. Diz a minha filha, que ,quando a gente é, não precisa dizer. Contrariando minha jovem advogada, digo para os que estão me conhecendo agora!

    ResponderExcluir
  3. Eliana: Que bom ter esse seu espaço para ler. Gosto muito de suas reflexões. Parabéns. Concordo qdo vc diz que "é preciso conviver com a voz do inconsciente" e diria tb aprender a escutar essa nossa voz interior para sermos fiéis a nós mesmos, que dizem ser um dos segredos para ser feliz.Grande abraço. Telma Bezerra

    ResponderExcluir
  4. Telma: fico feliz com o seu comentário. Você, na sua inteligência aguçada , constitui um incentivo muito grande. Obrigada. Beijos Eliana

    ResponderExcluir