A preferida

A preferida
DAMA DE VERMELHO

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

"ORGULHO DE COISA NENHUMA"


Sempre que penso em escrever uma pequena crônica sobre o orgulho, instala-se em mim uma resistência e eu acabo por não fazer.
Hoje, vencidas as barreiras, resolvi escrever, sem amarras e sem censuras.
Neste momento, me posiciono lembrando do meu pai que em livro seu, entre muitos e muitos que escreveu, falou sobre o orgulho.
Dizia o meu pai, Nilo Pereira, que os indivíduos têm orgulho por estar no poder, orgulho da riqueza, orgulho da beleza física e orgulho de coisa nenhuma.
Este último deve ser o pior deles, pois não existe nada objetivo que o "justifique". Passa-se por poderoso sem nem sequer possuir nada. Merece dó e orações.
Dia destes, encontrei um orgulhoso. Estava no poder , petulante e autoritário. Talvez pensasse que era eterna a sua posição. A velha frase de que"Rei morto, rei posto" estava esquecida para um futuro próximo.
Afirmava o meu pai que o poder é efêmero . Esta é uma realidade inquestionável. Não imaginam os orgulhosos que um dia poderão acabar, como todos, no mesmo lugar, comidos por cobras e escorpiões.(Nilo Pereira.)
Não cabe, aqui, dar conselhos aos orgulhosos e nem estou no papel de conselheira.
Sinto, porém, uma necessidade de alertar a todos para uma tomada de consciência.
Sentimentos bons não incluem o orgulho que humilha o outro. Por que, então, cultivá-lo?
Certamente, sentimentos maus devem ser afastados dentro de um espírito de maior crença em Deus.
Agindo, assim, ficaremos mais em paz e com a fé de que seremos acolhidos nos reinos dos céus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário