A preferida

A preferida
DAMA DE VERMELHO

quarta-feira, 24 de março de 2010

DESPREZO E DÓ


Acordei hoje lembrando de meu pai. Grande e ilustre homem, ele foi para mim a maior escola da vida e do saber.
Agradeço a Deus, todos os dias, ser sua filha e possuir uma veia literária, herdada e adquirida.
Recordo sempre de meu pai na sua vida pública. Nunca poderei esquecer os seus ensinamentos e a sua certeza de que o Poder é efêmero. Incrível encontrar pessoas, no entanto, que se apegam a ele como se acreditassem ter um cargo vitalício. É a hora de ter uma tomada de consciência para não perder o controle e cair de vez. Valha-me Deus !
Mas, conversa vai e conversa vem, fico incrédula com tantas mudanças de comportamento de determinados indivíduos que nos pegam de supetão.
Certa e convicta de meus conhecimentos e da minha história de vida, me abalo nos primeiros instantes e, logo após, além da minha crença em Deus, deixo as águas rolarem.
Quisera ainda atuar ativamente como psicóloga para definir o perfil de um e de outro, diagnosticar e fazer prognósticos.
O mais certo é que essas mudanças de comportamento muito fortes trazem, geralmente, algo encoberto que o indivíduo tenta camuflar.
Um psicólogo por formação é capaz de detectar as ansiedades e angústias numa simples entrevista e, em grande parte, pelas gesticulações, pelos choques a determinados temas, pelas pausas, pelas inquietações das pernas, pelo olhar e tantos e quantos outros indícios. Estou atenta....
Como pessoa, não sei se tenho pena ou se me torno neutra. Quando se trata de gente sem nenhum vínculo afetivo chego a ficar estarrecida.
Porém mais do que isso, esqueço a criatura, faço mudanças nos meus conceitos e abafo os meus bons sentimentos que, neste momento, são transformados em desprezo e em dó.
Afasto-me, de corpo e alma. Quem não me considera não merece o meu respeito.
ENGANAR-SE COM O PERFIL DE ALGUÉM NÃO É O FINAL DO MUNDO.´É O COMEÇO DO CONHECIMENTO DA VERDADE.

(*) A crônica sai hoje como uma louvação à realidade, que nem sempre é justa e nem complascente. Leiam e comentem no blog.

2 comentários:

  1. SÓ ALGUEM COM TAMANHA SENSIBILIDADE REALISTA,PRA DESCREVER A MAIS PURA VERDADE DE NOSSO COTIDIANO DE FORMA QUE EM VEZ DE DESESPERO NOS LEVE A REFLETIR SOBRE COMO PODEMOS CONTRIBUIR PRA MELHORIA !!!!!

    PARABÉNSSSSSSSSS!!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito agradecida pelo comentário tão bem feito, dando-me a satisfação de que alguém de alto nível me parabenizou e que eu me fiz entendida através do meu texto tão realista quanto sensível e verdadeiro, levando à reflexão.....muito obrigadaaaaaaaa!!!

    ResponderExcluir