A preferida

A preferida
DAMA DE VERMELHO

quinta-feira, 4 de março de 2010

AS ÁGUAS VÃO ROLAR


Às vezes são inexplicáveis situações várias após tantas atitudes de carinho, de solidariedade, de bons sentimentos e de doação plena.
Não existem razões também para tantas decepções e sofrimentos. O indivíduo adulto que sabe se trabalhar, que não se deixa mais levar por atitudes impensadas de outrem deixa apenas as águas rolarem.
Psicologicamente falando, geralmente, atitudes desprezivas injustificadas caracterizam problemas outros que são sublimados, visto que estes seriam mais sofríveis vivê-los e revivê-los.Não acham?
Acredito que será melhor , para muitos, deixá-los latentes, diria, até, banalizados.
Mesmo para o psicólogo empírico não fica difícil diagnosticar uma situação típica de sublimação com reação vivencial anormal.
Infelizmente, na maioria das vezes, o psicólogo não é jamais valorizado e nem procurado em situações que parecem não ter significado, mas que são tão preocupantes como muitas psicopatias.
Ainda há quem não saiba que o psicopata é uma personalidade que se desenvolveu inadequadamente. Dão aos loucos essa nomenclatura, sem terem a noção de que psicopatia não é psicose.
Já falei, e muito, do meu repúdio pelo sentimento de pena. Fujo de senti-lo e, enquanto sou vítima , me mantenho contida, mais do que contida, centrada nas minhas necessidades prioritárias e deixo, com todo o amor a mim mesma, que as águas rolem indefinidamente.
Hilário ou não, pago até para ver muita coisa, abstraindo-me da minha possível inclusão nesta quase insensatez.
" A realidade não precisa de mim", como disse Fernando Pessoa, para que então sublimar o que sempre estará vivo e real como uma voz baixinha , mas muito insistente?
A Psicanálise explica o inexplicável. A gente nem sempre!

(*) a crônica sai hoje com algumas abordagens psicológicas. Afinal, sou psicóloga e essa verdade não há como negar. Tenho Diploma e sou do CRP. Por mais que não fale nessa realidade, impossível , também, não se perceber. Leiam e comentem. A autora aprecia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário