A preferida

A preferida
DAMA DE VERMELHO

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE NILO PEREIRA




Nilo Pereira fez nome e fez História. Homem de inteligência rara, demonstrou todo o seu potencial numa coletânea de mais de cinquenta livros publicados, onde cada um traz a sua marca de escritor ímpar, de caráter íntegro, de humor inigualável.
Religioso, simples, salientou-se pelos seus traços de humildade, embora tenha sido pessoa de grande destaque no cenário nacional.
Suas publicações se constituem obras de conteúdo do mais alto saber, tendo escrito sobre a História Contemporãnea, memórias de viagens, Reflexões sobre o fim do século, com muitos pensamentos ainda hoje fiéis aos tempos da modernidade.
Costumava dizer que era recifencizado, posto que nascido no Ceará Mirim-RN, amava, também , o Recife onde se casou e nasceram os seus seis filhos recifenses da gema.
Nilo Pereira era Bacharel em Direito, foi político, deputado, Secretário de Governo, Professor Catedrático da Universidade Federal de Pernambuco , escritor, jornalista com Coluna diária (Notas Avulsas ) no Jornal do Commércio por várias décadas.
Nilo Pereira se notabilizou pelo seu estilo muito peculiar de escrever, denotando a sua inteligência, os seus conhecimentos de saber atualizado e os seus traços de humanista, defendendo suas idéias adversas ao comportamento orgulhoso de quem está no poder, salientando, sempre, que este é efêmero.
Nilo Pereira foi um incansável pesquisador, leitor dos autores que, também, fizeram história. A sua Biblioteca constituia o seu mundo e o seu prazer.
Para descrever Nilo Pereira, seriam necessárias páginas incontáveis, visto que a sua versatilidade, típica de homem plural, fizeram dele um homem de muitas qualidades, de muitas ocupações e de muitos conhecimentos. Orador de primeiro escalão, nunca deixou de pronunciar palavras de humanismo, onde o pior defeito do homem , assim pensava ele, era esquecer o humano.
Pai de seis filhos, casado com a mulher dos seus sonhos, foi, sempre, admirador de sua esposa, tanto nos aspectos de beleza física como espiritual. Fez um casamento perfeito com uma companheira de , praticamente, cinquenta anos.
Aos seus seis filhos devotou o seu amor e o seu carinho especial, transmitindo um legado de herança intelectual, de experiência e de saber notabilíssimo.
Cada um dos seus filhos, hoje, defensor dos princípios de ética e de moral, com ele aprendidos, tem , no seu Curriculo de vida , uma história de profissionais bem sucedidos, posto que admirados por sua inteligência, pela capacidade como escritores ( tres deles), na Advocacia, na Educação, na Medicina, no campo Empresarial, Administrativo e nas áreas humanas.
Nilo Pereira salientou-se como pai e esposo muito dedicado que, transmitindo os seus traços, fez de cada filho um indivíduo digno e de sua esposa uma mulher digna e muito feliz.
NILO PEREIRA , nosso pai, é , hoje, nossa saudade, nossa homenagem e nosso orgulho de sermos seus filhos.

5 comentários:

  1. Papai: onde você estiver, saberá o que se passa aqui na terra. Esta é a minha homenagem, meu carinho maior, minha grande saudade, com toda a solidão e desprezo. Um grande beijo Lianha

    ResponderExcluir
  2. Amiga, vc está cada dia se superando em suas palavras.......fiquei encantada com a narrativa sobre seu pai. Parabéns por ser herdeira desse legado deixado por ele... Um super beijo no seu coração!!!!

    ResponderExcluir
  3. Shirley: obrigada, minha grande amiga!!!!
    Pessoas, como você, fazem a diferença..
    Adoro você!!!!!
    mil beijos!!

    ResponderExcluir
  4. Shirley: acrescentando: conheci você na UPE, CONCURSADA, INTELIGENTÍSSIMA, JOVEM E MUITO GENTE. Reitero: você faz a diferença!!!!! um grande beijo!!!!!

    ResponderExcluir
  5. LI,CADA VEZ QUE LEIO O SEU BLOG A ADMIRO MAIS,VC ESCREVEU SOBRE SEU PAI PERFEITO,SE ELE ESTIVE-SE AQUIU CONCERTEZA ELE IRIA TE ADMIRAR MUITO MAIS,BJS!!!SUZANA

    ResponderExcluir